Após um desenvolvimento conturbado e diversas mudanças em sua equipe, Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 finalmente chegou às lojas em 21 de outubro de 2025. No entanto, o impacto do jogo foi quase nulo, e a Paradox Interactive revelou recentemente que considera US$ 37,4 milhões investidos no projeto como perdidos.
Responsabilidade assumida pela Paradox
O CEO da distribuidora, Fredrik Wester, assumiu publicamente a responsabilidade pelo fracasso financeiro do título. Segundo ele, a desenvolvedora The Chinese Room fez o melhor possível dentro das diretrizes recebidas:
“Um mês após o lançamento, infelizmente podemos ver que as vendas não atendem nossas expectativas.”
Expectativas altas e desafios do gênero
Wester explicou que a Paradox tinha grandes expectativas para o jogo, considerando a força da propriedade intelectual envolvida. Entretanto, o fato de o game pertencer a um gênero que a publicadora não domina contribuiu para os erros cometidos:
“É previsível que alguns erros tenham ocorrido que não teriam sido cometidos por desenvolvedoras mais especializadas.”
O futuro de Bloodlines 2
Apesar do desempenho decepcionante, a Chinese Room continuará trabalhando nas duas expansões prometidas e implementando melhorias e correções para bugs já identificados pela comunidade.
A recepção da comunidade
Com uma nota média de 63 no Metacritic e 58% de avaliações positivas no Steam, os usuários criticam principalmente que o jogo não se comporta como um RPG de fato e que as escolhas oferecidas aos jogadores não impactam significativamente a história.
Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 permanece, portanto, um exemplo de expectativas altas não cumpridas, mas com promessa de melhorias futuras para os fãs da franquia.
